Curso do Cras de Canavieiras capacita profissionais em máquinas pesadas
A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Canavieiras promove o Curso de Capacitação em máquinas pesadas. O curso faz parte do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) e resulta de um acordo de cooperação técnica e financeira entre os governos estadual e federal para oferecer a formação inicial a pessoas vulneráveis economicamente e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social.
Segundo o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, o curso é uma importante ferramenta na formação social e profissional, com a vantagem de estabelecer uma articulação entre o trabalho, a educação e o desenvolvimento. “Nosso objetivo é fornecer os meios necessários para que o cidadão possa se capacitar para estar apto a concorrer às oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho”, diz o prefeito.
O curso, segundo a secretária municipal da Assistência Social, Vanessa Leite, é totalmente gratuito e tem uma carga horária de 200 horas, divididas em 50 horas de Qualificação Social, 70 horas de Qualificação Profissional e 80 horas de Aulas Práticas. Todas as atividades são desenvolvidas com a coordenação do Centro de Referência de Assistência Social.
Informa a coordenadora do curso, a assistente social Fernanda Rocha, que dos 31 alunos matriculados, todos são do sexo masculino, sendo que 65 % deles se encontram desempregados. Para a assistente social, a ausência do sexo feminino se deve à falta de tradição de mulheres exercendo profissões como a de motorista profissional.
Entre os requisitos exigidos para a inscrição no Curso de Capacitação em Máquinas Pesadas, estão a Carteira Nacional de Habilitação nas classes C, D e E, conforme explica a assistente social Ana Angélica. Segundo ela, essa é uma condição essencial, pois nas aulas práticas é preciso que os alunos já possuam habilidade em veículos maiores.
Nas aulas teóricas os alunos recebem ensinamentos básicos de relações pessoais; ética, cidadania e valores humanos; leitura e compreensão de texto; raciocínio lógico-matemático; saúde e segurança do trabalho; e educação ambiental. Também fazem parte do conteúdo programático direitos humanos, sociais e trabalhistas; associativismo, cooperativismo e empreendedorismo; planejamento pessoal; gênero, raça, diversidade cultural e religiosa.
Promoção - Financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Governo da Bahia, em consonância com a Política Estadual de Trabalho e Renda, o Plantec contribui para a empregabilidade do trabalhador, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego e, consequentemente, a pobreza da população.